LittleBigPlanet –Review

Postado por T.o domingo, 30 de maio de 2010


Produtora: Media Molecule Distribuidora: Sony Computer Entertainment
Gênero: Plataforma Plataformas: Playstation 3, PSP


A cada geração, um número seleto de jogos entra para a história. Algumas gerações tiveram cinco, outras dez destes jogos memoráveis. Nesta geração, LittleBigPlanet já garantiu o lugar dele. Inovação, excelente jogabilidade, variado conteúdo e incrível multiplayer. O jogo é uma das grandes surpresas desta geração e foi criado pelo estúdio inglês dos antigos funcionários da Lionhead Studios (Fable, Black and White), a Media Molecule.


LittleBigPlanet foi anunciado pela primeira vez na Game Developers Conference de 2007, agitando a comunidade gamer e impressionando a mídia especializada; Darren Waters da BBC descreveu a versão demo: “LittleBigPlanet é talvez uma das mais deslumbrantes demos de jogos que eu tinha visto nesses últimos 10 anos”. Até o presidente da Nintendo of America, Reggie Fils-Aime, descreveu o jogo como “fantástico.”
O jogo chegou ao mercado no dia 27 de Outubro de 2008 recebendo nota 10/10 da revista oficial do PlayStation na Inglaterra, e as demais análises publicadas em todo o mundo não eram muito diferentes da revista inglesa: LittleBigPlanet tem o segundo melhor Metacritic dos exclusivos do PlayStation 3, com a média de 95/100.

LittleBigPlanet é a renovação que os jogos de plataforma precisavam ter; é a mostra perfeita de como utilizar os próprios jogadores para criarem conteúdo “infinito”; LittleBigPlanet é, por fim, um dos maiores sucessos da Sony nesta geração.
Saiba porque:

Um pequeno grande planeta


A primeira sensação que LittleBigPlanet te traz é que o universo do jogo é um grande faz-de-conta que todo jovem já imaginou. Em tardes ociosas quando você sentou a grama e imaginou como é fantástico o pequeno grande mundo das formigas, em LittleBigPlanet isso se torna “realidade”, e os cenários diminutos em meio ao jardim do mundo dos gigantes ganha vida com o personagem Sackboy (ou Sackgirl se você for preferir).
Sackboy é quem você controla, um bonequinho costurado como as antigas bonecas dos anos 60. Mas não pense que esse visual de saco e algodão perdurará por muito tempo; já na primeira fase do jogo e após completar um simpático tutorial, você adquire novas peças de roupa, cabelo e olhos. O Sackboy é totalmente personalizável e você terá acesso a uma quase infinidade de diferentes visuais: meus quatro visuais preferidos lembram um negão de black power dos anos 70, um mexicano de sombrero, um indiano com vestes típicas e uma noivinha cadáver, de véu e tudo.

Controlando Sackboy você se aventurará por um mundo de miudezas grandiosas. É como se com uma lupa você pudesse entrar numa outra realidade em escala de inseto. Os cenários criados pela Media Molecule são temáticos e transbordam criatividade e simpatia. As fases mexicanas, por exemplo, trazem pimentas, bombas, aridez e músicas características. Assim como um possível México, temos o Japão, a Índia, a África…
Agora imagine que estas mesmas fases personalizadas possuem uma infinidade de diferentes plataformas para você se aventurar. São pontes elevadiças e elevadores, fogo, veneno, explosões, carros em movimento, skates que precisam do seu equilíbrio, jetpacks, metrôs, nuvens para subir em cima, praias, lanchas e etc… “etc” esse vai muito além do que imagina. Embora o jogo tenha uma aparência 2D, o Sackboy também pode se movimentar no eixo Z, isto porque os cenários possuem três níveis de profunidade, você pode caminhar para trás e para frente, o que será bastante necessário já que as fases são construídas utilizando esta dinâmica.

LittleBigPlanet foi um dos jogos mais premiados de 2008, ganhando o trofeu de melhor jogo para a revista Edge, a Eurogamer, GamePro e Spike. Além disso acumulou conquistas como jogo mais inovador pelo site GameTrailers, melhor nova franquia pela IGN e diversos outros prêmios da BAFTA, Game Developers e AIAS.

Se o título de Game of the Year 2008 não te convence, não serão as minhas palavras sobre esse fantástico jogo que irão lhe convencer. LittleBigPlanet é um jogo que precisa ser testado e apreciado por todos que se consideram gamers; é um título que esbanja carisma, diversão e desafio, um jogo que entrou para a história como um dos melhores games da geração 3 do PlayStation.

0 comentários

Postar um comentário